terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Planejamento

Minhas aulas no colégio terminaram no último dia de novembro. Tirei dezembro e metade de janeiro de férias (eu merecia) e voltei a estudar ontem. O problema desses dois dias era que eu estava tentando estudar sem ter o essencial: um planejamento.
Um professor de química me ajudou a montar o meu planejamento, baseado no grau de dificuldade que sinto em cada matéria, e no meu tempo de estudo.
Em inglês, português, literatura, história e geografia, não tenho problemas, então, só o cursinho me basta (claro que também vou estudar em casa, e já comecei a fazer isso).
Farei aulas - além do cursinho - de matemática, física, redação, e, óbvio, biologia e química.
Agora que estou de férias, peguei as matérias mais importantes para mim (matemática, física, biologia, química, história e geografia) e conto uma hora pra cada uma. Só pra ficar atualizada pra quando o cursinho começar.

Como se planejar

1) Qual o seu nível de conhecimento em cada uma das matérias que citei?
As matérias mais difíceis, claro, merecem atenção especial. Isoladas, professores particulares, estudo em casa e resolução de exercícios são alguns dos recursos que transformam as matérias mais chatas naquelas que a gente acaba ficando craque de tanto estudar.
2) Quanto tempo você tem pra estudar, por dia?
Não conte com o tempo em que você estiver na escola ou no cursinho. Divida o tempo para as matérias mais difíceis, em dias alternados com o tempo das matérias mais fáceis, pra não cair na rotina. Evite estudar duas matérias da mesma área seguidas (por exemplo, matemática agora e física daqui a uma hora. Você vai acabar misturando as fórmulas e as unidades de medida.. Não dá certo! Prefira matemática agora e depois alguma coisa que não precise de cálculos, fica bem melhor)
3) Não se encha de aulas!
Não adianta ir à escola de manhã, pegar aula particular à tarde e fazer cursinho à noite. Você precisa sentar e resolver todos os exercícios possíveis. Vai chegar uma hora que você vai ter feito tanto exercício que nenhum vai te surpreender.
4) Baseie-se no horário do cursinho ou da escola.
Se você tem biologia de manhã, no cursinho ou na escola, coloque no seu planejamento a mesma matéria, à tarde.
5) Não é um planejamento só de estudos.
Se todo domingo às 18h você vai à missa, coloque isso no planejamento! Vai te ajudar a visualizar melhor pra onde vai todo o seu tempo. Lembre-se que o seu dia tem a mesma quantidade de horas que o dia de quem passou em primeiro lugar em medicina nesse ano.
6) Tudo muda!
O planejamento, como o próprio nome diz, é só um plano. Se você não se adaptar, refaça-o. Cada um tem seu ritmo e seguir o ritmo dos outros não funciona. Nem sempre, no começo, você vai conseguir cumprir sua meta. Mas é importante lembrar que o primeiro lugar de medicina não conquistou esse título trocando o plano de estudos por uma tarde dormindo ou jogando videogame. É bem provável que o planejamento que você fez hoje esteja obsoleto mês que vem.
7) Pontuação
Quantos pontos você fez em cada matéria no vestibular passado? Estabeleça uma meta, responda exercícios e atribua pontos a si mesmo. 
Deixei aqui a imagem do planejamento que meu professor me entregou. Ele é bem básico, só pra ter uma ideia. Cliquem na imagem pra abrir ela em um tamanho decente, ok?

(Não cair na besteira de que já sabe e matar aula) hahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário